domingo, 10 de abril de 2011

O DIALOGO DO SINAPEV-BA COM O SECRETÁRIO DE CULTURA ALBINO RUBIN.


O DIALOGO DO SINAPEV-BA COM O SECRETÁRIO DE CULTURA ALBINO RUBIN.











Estamos esperançosos:

Foi bastante produtiva, o Secretário Rubin, disse que estava chegando agora na secretária, que estava ouvindo todos, para depois tomar providencias!
Nossa proposta é :
Queremos (ABERTURA).
Que dê prioridade aos nossos artistas,que valorize nossas raízes, intercâmbios Nacionais e Internacionais, com excelentes catálogos,retirar os nomes BIENAL e SALÃO ,que já estão desgastados, e colocar outro nome.
Voltar as oficinas do MAM-BA.
Criar um MAC-BA, para receber exposições de grande porte, e realizar exposições e oficinas em periferias e outros locais EXTENSÃO do MAM-BA, que já não tem mais para onde crescer.
Resgatar a nossa Historia , que contribua para revelar NOVOS artistas com exposições, fazer uma exposição( LEVANTAMENTO )da produção atual da Bahia.
Criar um espaço CASA DA BAHIA, onde possa TER UMA REFERÊNCIA PERMANENTE DA ARTE BAIANA E SUA HISTÓRIA, E COM ATIVIDADES, que conhecidentemente é a proposta e visão do Secretário.
Conseguir um espaço para o SINAPEV-BA, desenvolver suas atividades culturais, como exposições, oficinas, palestras e tudo que for de interesses dos artistas e da população, pois queremos vários espaços que se estenda para o social, abrindo para a população do Bairro, COM O APOIO E SUPORTE DA FUNDAÇÃO CULTURAL!
Que tenha um conselho de curadores, para decidir e escolher, qual a direção tomar, democraticamente, acabando com as panelinhas viciadas , que só causam um esmagamento cultural!
E muito mais!! Vamos aguardar.
Leonel Mattos Artista Plástico e Presidente do SINAPEV-BA

sábado, 9 de abril de 2011

FACEBOOK: A QUEDA DO MURO

FACEBOOK: A QUEDA DO MURO





Quando fui para São Paulo, na decada de 80 em 1985 à procura de um espaço mais ativo, culturalmente, encontrei três artistas , o pernambucano Aprigio, a paraense Dina Oliveira, o gaucho Brito Velho, eramos quatro artistas, que morava em São Paulo, com a mesma proposta : mostrar que a arte brasileira é criati...va e de excelente qualidade do Oiapoque aom Chuí. Quando pecebemos a panelinha "paulista" e a valorização do eixo Sul Maravilha, resolvemos criar o projeto EXTREMOS(mostra dos 4 artistas) ,uma uma exposição intinerante por dez Estados Brasileiros , com exposições em Museus e Galerias.Era uma tentativa de levar a arte produzida ali para todo o Brasil,ou pelo menos parte dele,menos desenvolvida culturalmente.E foi um sucesso,uma valiosa troca de informações,dialogos ,confrontos,tensões entre artistas que não frequentavam o "mainstream" mas tinham consciência do valor de sua pesquisa e trabalho.

Quando voltei para a Bahia( em 1990), encontrei o Octaviano Moniz Barreto, o (TATAU), que tinha um atelier/galeria no Pelourinho restaurado (1993) , estava realizando uma exposição conceitual com Marepe(antes de ficar famoso) e Joãozito.Nesta exposição MAREPE fez sua primeira instalação .Eramos um grupo idealista,coeso e queriamos ver a contemporaneidade acontecer.Na cidade de Salvador,na época não existia uma única galeria exclusivamente de arte contemporânea.Passados quase 20 anos temos apenas uma,que ainda vende para os" big-shots",quadros acadêmicos para sobreviver.
Logo em seguida criamos o Movimento de Arte Contemporânea, que apesar de não contare com manifesto,envolveu mais de 50 artistas. Realizamostrês etapas, a primeira no atelier de Tatau, outra no MAM-BA , a ultima na Fundação Gregorio de Matos.
Foi quando notamos que alguns artistas não queriam se misturar, dai percebi que aqui também existia uma panelinha.A famosa Panelinha do Dendê . Viviam como os renascentistas lambendo as botas dos Medici ou dos Borgia.Em suma,quem estivesse no poder.

Depois criamos também o Projeto Pinte Salvador, na tentativa de democratizar a arte, pintamos dez murais coletivos, lançando artistas novos e mostrando os conceituados, sempre mesclando.
Partimos para espaços alternativos como a Pizarria Bona Piza, onde fizemos várias exposições coletivas até uma mostra internacional com um coletivo alemão.

Agora com a chegada do Facebook, podemos revelar a todos os bastidores da arte baiana
Devido a Panelinha do Dendê e discordando de vários aspectos que tem ocorrido na politica cultural baiana resolvemos criar o SINAPEV-BA(Sindicato dos Artistas Visuais da Bahia), para fazer valer juridicamente nossas ideias, e dinamizar o polo , revelando novos artistas e mostrando a nossa produção de artistas já consagrados, que deram sua contribuição para nossa história da arte
Queremos somar!

Leonel Mattos(artista plastico e presidente do SINAPEV-Ba)

REUNIÃO COM O SECRETÁRIO DE CULTURA Sr ALBINO RUBIN


REUNIÃO COM O SECRETÁRIO DE CULTURA Sr ALBINO RUBIN
(08/04/2011)














ATENÇÃO: REUNIÃO COM O SECRETÁRIO DE CULTURA Sr ALBINO RUBIN O Secretário nos recebeu cordialmente, ouvindo e anotando cuidadosamente todas nossas reivindicações e propostas. Deixou claro que acaba de assumir a secretaria, e que está aberto ao diálogo, ...absorvendo as informações, para daí tomar as decisões necessárias. Consideramos a reunião produtiva e confiamos que o Secretário fará as mudança que solicitamos. Fez questão de abrir a porta do Gabinete pessoalmente, dizendo que abria para que retornássemos em breve.

Leonel Mattos Artista Plástico e Presidente do Sinapev Foto: Secretário Albino Rubim, Leonel Mattos e Celso Cunha
.

Fonte: Fecebook de Leonel Mattos.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

1ª Exposição Coletiva do Sinapev-BA



1ª Exposição Coletiva do Sinapev-BA













Os Artistas:


Alberto Reis
Adenilse Romana
Andre Guimarães
Alvaro Sampaio
Anapana


Celia Mallett
Café
Celso Cunha

Denise Colaferro
Diego J Cardoso

Ed Ribeiro
Edmundo Simas
Eduardo Silva

Frederico Fernandez
Filinto

Guache Marques
Gustavo Moreno

Inda Brandão

Janete Kislansky
José Pimentel


Leonel Mattos
Lia Magalhães
Linda Cortes
Lui Oliva
L.Folgueir

Melina Ollandezos


Patricia Rosa
Paula Bomfim

Ruy Garcez
Rebouças


Salomão Zalcbergas
Sandra Lopes
Sheila Santos
S.Almeida Couto



Telma Falck
Tereza Mazzoli
Tom Alves

Washington Arléo


--------------------------------------------------------------------------------------

TEXTO POR LEONEL MATTOS



Primeira exposição SINAPEV-BA, é uma comemoração do Sindicato dos Artistas Plásticos e Visuais da Bahia, em andamento.
Tem como objetivo, , mostrar à produção recente dos artistas e revelar novos valores que vêm surgindo em nossa cidade!
A nossa meta, vai além de defender os interesses da classe, como também dar à contribuição, promovendo eventos que venham alcançar um numero maior de artistas.
Esta primeira mostra, reunimos 35 artistas, com diversas linguagens: Pinturas, instalações, Esculturas, Fotografias.
Entendemos que o artista em inicio de carreira, é muito difícil ultrapassar às barreiras, devido ao fechamento do circuito nas artes, à falta de incentivo, Governamentais e institucionais!


Leonel Mattos
Artista plástico e Presidente do Sindicato




----------------------------------------------------------------------------------------------


Onde: Ateliê de Leonel Mattos
Abertura : dia 07 de abril , à partir das 19 h.
Periodo: 07 de abril , à 21 de abril de 2011.
Segunda à sabado das 9 h às 18 h.
Local : Rua Guedes Cabral , 155 ( defronte à
igreja de Santana à azulejada) .Rio Vermelho.
Salvador -BA

Tel: 71- 99617470