quinta-feira, 10 de novembro de 2011

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CARTA CONVITE AOS ARTISTAS FILIADOS OU NÃO AO SINAPEV, EXTENSIVA À SOCIEDADE CIVIL.

CARTA CONVITE AOS ARTISTAS FILIADOS OU NÃO AO SINAPEV, EXTENSIVA À SOCIEDADE CIVIL.

ASSUNTO: ENCONTRO SETORIAL DE ARTES VISUAIS

1 – CONFERÊNCIA SETORIAL DE ARTES VISUAIS – ESCOLA DE ARQUITETURA DA UFBA - 5/11/2011 – Sábado) a partir das 8:00 na

Faculdade de Arquitetura e Urbanísmo da Universidade da Bahia (UFBA)

Rua Caetano Moura, 121- Federação.

O Sindicato dos Artistas Plásticos e Visuais da Bahia, SINAPEV-BA, convida os seus filiados e também os não filiados e espera contar com a presença de todos, bem como de toda a sociedade, na CONFERÊNCIA SETORIAL DE ARTES VISUAIS , no dia 5/11/2011, para que unidos através de voto elejamos o número máximo de delegados do SINAPEV-BA - precisamos de 20 votos para eleger cada delegado – delegados estes que irão nos representar , nos encontros futuros.

Estas Conferências Setoriais têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo.

Portanto, solicitamos que nos enviem suas propostas e sugestões dentro do tema, preferencialmente de forma objetiva, sucinta e coerente.

Lembramos que esta é uma oportunidade de expressarmos nossas opiniões e ideias, livre e espontaneamente.

Assim de forma organizada, poderemos efetivamente participar das decisões políticas e culturais acerca de assuntos diretamente ligados às nossas vidas profissionais.

Ademais, é um momento importante para que o SINAPEV-BA amplie sua visibilidade, marcando fortemente sua presença expressando sua opinião e demonstrando sua força e união em um evento público desta magnitude.



Segue abaixo objetivos da Conferência:

Fortalecer e facilitar a formação e o funcionamento de fóruns e redes de artistas, agentes, gestores, investidores e ativistas culturais.
Promover debates entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, investidores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões.
Debater e encaminhar propostas para a IV Conferência Estadual de Cultura.
Eleger delegados para participar da IV Conferência Estadual de Cultura ( a partir de 20 participantes se elege 1 delegado)




ENCONTROS SETORIAIS DE ARTES VISUAIS

Resumo das proposições dos encontros realizados em 29 de abril e 7 de maio de 2009.

CRIAÇÃO E PRODUÇÃO

Requalificação e manutenção dos espaços culturais públicos ou de interesse público já existentes, bem como criação de novos (quando necessário), de modo a conferir um novo caráter de multiuso.
Implementação e obrigatoriedade de remuneração do artista/autor/criador e executor.
Determinar limites de prazo para remuneração do artista/criador e executor.
Criação de editais públicos incluindo programas educativos de incentivo à pesquisa e produção, que contemplem a descentralização da produção e circulação artística.



FORMAÇÃO E PESQUISA

Fortalecer e ampliar as iniciativas relacionadas ás artes visuais nos três níveis de ensino garantindo o cumprimento e obrigatoriedade do ensino das artes visuais por profissionais com formação específica em toda escola pública da Bahia.
Manter os editais públicos de incentivo á produção artística visual, de curadoria e museológica do Estado da Bahia, extensivo aos funcionários públicos estaduais.
Interiorização e ampliação dos cursos de formação dos profissionais de arte, níveis médio e superior.
Promover mostras das expressões artísticas no Estado da Bahia, enfatizando os valores regionais.
Criar mecanismos de formação de público e de capacitação em projetos culturais em todas as iniciativas em artes visuais no Estado da Bahia, mediante a promoção periódica de instâncias de diversas naturezas.
Estimular a periodicidade de eventos de artes visuais no Estado acompanhados de registros sobre processos, reflexões, critérios, dos curadores, palestras e seminários, oficinas e outras atividades de natureza pedagógica dos projetos expositivos.
Promover roteiros turísticos e de visitação vinculados, às manifestações artísticas de artes visuais.
Fomento ao intercâmbio entre profissionais de museus; pesquisadores; estudantes e docentes de instituições de ensino superior.
Criação de mecanismos de fomento às iniciativas de reflexão artística, geridas por profissionais das artes visuais, entidades e agentes culturais.
Criar um banco de dados em permanente atualização articulando todas as instâncias educacionais e de produção artística no Estado, visando a promoção de intercâmbios descentralizados.




Atenciosamente,

Leonel Rocha Mattos

Artísta Plástico e Presidente do SINAPEV
-BA

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O PRESENTE DE YEMANJÁ DE 2012

O PRESENTE DE YEMANJÁ DE 2012 .




















Fonte: Jornal Correio .

O PRESENTE DE YEMANJÁ DE 2012 , QUEM REALIZARÁ É O SINAPEV-BA

O PRESENTE DE YEMANJÁ DE 2012 , QUEM REALIZARÁ É O SINAPEV-BA

Em reunião realizada hoje o SINAPEV-BA, foi convidado oficialmente pela Comissão organizadora da festa de Iemanjá 2012 no Rio Vermelho, para criar e executar o presente de Iemanjá, da Colônia dos Pescadores do Rio Vermelho.

Esta reunião aconteceu no atelier/galeria de Leonel Mattos no mesmo bairro.

Os artistas do SINAPEV-BA agradecem honrados à Colônia de Pescadores pelo convite para participarem de evento tão importante no calendário de festas da Bahia e da sua cultura.

No mesmo dia os artistas do SINAPEV-BA , realizará uma exposição de velas de barcos em tamanho 070 cm x 50 cm , no formato de vela de barco, no ateliê de Leonel Mattos ,que serão reproduzidas cada trabalho em banneres no mesmo formato nas dimensões de 150 cm x 200 cm ,que serão expostos em suportes no circuito da festa!

Leonel Mattos
Artista plástico e Presidente do SINAPEV-BA