sábado, 9 de abril de 2011

FACEBOOK: A QUEDA DO MURO

FACEBOOK: A QUEDA DO MURO





Quando fui para São Paulo, na decada de 80 em 1985 à procura de um espaço mais ativo, culturalmente, encontrei três artistas , o pernambucano Aprigio, a paraense Dina Oliveira, o gaucho Brito Velho, eramos quatro artistas, que morava em São Paulo, com a mesma proposta : mostrar que a arte brasileira é criati...va e de excelente qualidade do Oiapoque aom Chuí. Quando pecebemos a panelinha "paulista" e a valorização do eixo Sul Maravilha, resolvemos criar o projeto EXTREMOS(mostra dos 4 artistas) ,uma uma exposição intinerante por dez Estados Brasileiros , com exposições em Museus e Galerias.Era uma tentativa de levar a arte produzida ali para todo o Brasil,ou pelo menos parte dele,menos desenvolvida culturalmente.E foi um sucesso,uma valiosa troca de informações,dialogos ,confrontos,tensões entre artistas que não frequentavam o "mainstream" mas tinham consciência do valor de sua pesquisa e trabalho.

Quando voltei para a Bahia( em 1990), encontrei o Octaviano Moniz Barreto, o (TATAU), que tinha um atelier/galeria no Pelourinho restaurado (1993) , estava realizando uma exposição conceitual com Marepe(antes de ficar famoso) e Joãozito.Nesta exposição MAREPE fez sua primeira instalação .Eramos um grupo idealista,coeso e queriamos ver a contemporaneidade acontecer.Na cidade de Salvador,na época não existia uma única galeria exclusivamente de arte contemporânea.Passados quase 20 anos temos apenas uma,que ainda vende para os" big-shots",quadros acadêmicos para sobreviver.
Logo em seguida criamos o Movimento de Arte Contemporânea, que apesar de não contare com manifesto,envolveu mais de 50 artistas. Realizamostrês etapas, a primeira no atelier de Tatau, outra no MAM-BA , a ultima na Fundação Gregorio de Matos.
Foi quando notamos que alguns artistas não queriam se misturar, dai percebi que aqui também existia uma panelinha.A famosa Panelinha do Dendê . Viviam como os renascentistas lambendo as botas dos Medici ou dos Borgia.Em suma,quem estivesse no poder.

Depois criamos também o Projeto Pinte Salvador, na tentativa de democratizar a arte, pintamos dez murais coletivos, lançando artistas novos e mostrando os conceituados, sempre mesclando.
Partimos para espaços alternativos como a Pizarria Bona Piza, onde fizemos várias exposições coletivas até uma mostra internacional com um coletivo alemão.

Agora com a chegada do Facebook, podemos revelar a todos os bastidores da arte baiana
Devido a Panelinha do Dendê e discordando de vários aspectos que tem ocorrido na politica cultural baiana resolvemos criar o SINAPEV-BA(Sindicato dos Artistas Visuais da Bahia), para fazer valer juridicamente nossas ideias, e dinamizar o polo , revelando novos artistas e mostrando a nossa produção de artistas já consagrados, que deram sua contribuição para nossa história da arte
Queremos somar!

Leonel Mattos(artista plastico e presidente do SINAPEV-Ba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário